Fala manolo como vai ?
Para tudo O.o Sonho ? Chega ao Brasil nesta semana a exposição “Infinite Obsession” (Obsessão Infinita), da artista japonesa Yayoi Kusama. A mostra, uma retrospectiva do seu trabalho, desembarca no CCBB do Rio de Janeiro no dia 11 de outubro, passa por Brasília entre fevereiro e abril de 2014 e chega a São Paulo no dia 21 de maio. Yayoi Kusama é considerada uma das maiores artistas pop japonesas. Tem uma história de vida incrível, cheia de altos e baixos, mas que nem de longe, ofusca sua bela arte contemporânea, conhecida como Polka Dot. Hoje, aos 84 anos, a artista continua a fazer suas artes. Também considerada um ícone da moda, Ela vive há mais de 30 anos, por iniciativa própria, numa instituição psiquiátrica em Tóquio.
Seu trabalho é uma mistura de diversas artes como, colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: A obsessão por pontos e bolas.
Sua obsessão, que começou como uma doença antes de se transformar em arte apenas com 10 anos de idade, rendeu-lhe várias exposições, colaborações e premiações internacionais ao longo de sua carreira. Vítima de alucinações, Yayoi se mudou para Nova York em 1957 e no cenário artístico era contemporânea de Andy Warhol.
Em todas as suas artes, que possuem um quê de surrealismo, modernismo e minimalismo, podemos notar o padrão de repetição e acumulação. Como ela mesma diz: "Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormenta em esculturas e pinturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário